Incentivo à felicidade: de bike ao trabalho

Incentivo à felicidade: de bike ao trabalho

Um das maiores preocupações de grandes empresas é com o bem estar dos funcionários. Incentivos como o uso da bicicleta para ir ao trabalho pode ser uma opção rápida e prática.

 

Durante muitos anos, conciliar a felicidade no trabalho e na vida pessoal foi um grande dilema e desafio. Hoje, graças a geração que chamamos de millenial, essa ideia vem mudando. Esses jovens que nasceram entre 1980 e 1990 não aceitam mais que a carreira ocupe 100% do tempo e da vida, e prezam muito mais pelo bem estar no ambiente do trabalho do que gerações passadas. É graças a eles que hoje, muitos empresários estão se preocupando mais com a saúde dos funcionários. Afinal, não é novidade que pessoas felizes são mais produtivas, e tendem a ficar mais tempo dentro da empresa.

Um dos maiores, e mais conhecidos exemplos do mundo, é a sede do Google na Califórnia, Estados Unidos. Com espaços de lazer equipados com sofás, mesas de ping pong, tobogãs e cafeterias, o Google é reconhecido por zelar pelo bem estar de quem está no recinto.

Mas para empresas que não possuem o capital de investimento de grandes multinacionais, uma opção simples e eficiente é o incentivo ao uso da bicicleta para chegar ao ambiente de trabalho. Prática muito comum em países da Europa, como França, Holanda e Dinamarca, o conceito ainda está chegando no Brasil, mas já conquistou algumas empresas e startups, principalmente em grandes cidades, como São Paulo.

Na Bélgica, por exemplo, o incentivo é financeiro. Em certas empresas, o colaborador que vai de bicicleta para o trabalho ganha, em média, 20 centavos de euro por km rodado. Em contrapartida, as empresas podem deduzir esses gatos do imposto de renda.

Motivos para incentivar o uso da bicicleta

            Se o objetivo é estimular o cuidado com a saúde e o bem estar dos funcionários, pequenos apoios para que se faça o uso da bike podem ser uma boa opção. Afinal, é comprovado que o exercício além de ajudar a perder peso e fortalecer a musculatura, libera serotonina, hormônio responsável pelo bom humor.

Um desses exemplos “bike friendly” é a sede do e-commerce da Netshoes, na capital paulista. Voltada para o mercado esportivo, um dos meios que a empresa encontrou para incentivar o uso da bike, é disponibilizando um bicicletário para que o funcionários possam se locomover mais rapidamente de um prédio para outro.

E não precisa ser incentivos tão elaborados quanto a disponibilização de bikes. Instalações adequadas, como bicicletários, estacionamentos exclusivos, vestiários para trocar de roupa ou até superiores que utilizam esse meio de transporte, podem servir como grandes ajudantes.

Outra opção simples é a instalação de bicicletários modernos e tecnológicos. Muito mais do que apenas estacionamentos exclusivos, esses espaços ainda oferecem bebidas, lanches próprios para consumir após o exercício e acessórios essenciais para ciclistas, como: lubrificantes, câmaras, cadeados entre outros. Assim, quem vai de bike para o trabalho encontra todo o suporte necessário para que essa prática se torne rotina.

Vantagens de adquirir um bicicletário tecnológico

O incentivo ao uso da bicicleta por si só não resolve completamente a questão do bem estar no trabalho. Junto com ele, é preciso oferecer soluções aos problemas de quem escolheu aderir esta prática.

1 – Alimentação: Se a empresa não oferece cafeteria ou lanchonete para os funcionários, o bicicletário pode ser uma solução. As máquinas oferecem diversas bebidas, isotônicos, barrinhas protéicas e de carboidratos, essenciais para quem realiza algum tipo de atividade física.

2- Manutenção: Imprevistos acontecem, e no meio do caminho, é possível que a correia da bike solte, ou que o pneu fure. Nestes casos, a empresa precisa oferecer algum tipo de apoio aos funcionários, para que não se sintam abandonados em situações como estas. Os bicicletários oferecem acessórios para manutenção como: kit de remendo de pneus, bombas de ar, lubrificantes e diversos outros produtos.

A Byke Station é uma estação automatizada voltada para o mundo do esporte. A vending machine oferece diversos produtos e assessórios por um preço acessível, além de suporte para manutenção das bikes, e a possibilidade de pagar em dinheiro ou cartão.

Além de ser de fácil utilização para os clientes finais, a máquina da Byke Station é de operação simples, e o franqueado conta com suporte e cursos para realizar todos os procedimentos necessários. Saiba mais em www.bykestation.com.br

           

2018-06-19T14:48:40+00:00
Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade Ok