Conheça 5 cidades dominadas pelas bikes

//Conheça 5 cidades dominadas pelas bikes

Conheça 5 cidades dominadas pelas bikes

Algumas cidades do interior do Brasil já foram conquistadas pela cultura da bicicleta, veja quais são:

 

Usar a bicicleta como meio de transporte ainda pode ser novidade nas metrópoles e grandes cidades do nosso Brasil, mas em cidades pequenas, essa cultura já existe há muito tempo. Seja pela facilidade de locomoção, pequenas distâncias ou até mesmo a sensação de segurança, algumas cidadezinhas já aprenderam a conviver com carros e ciclistas.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional pela Mobilidade por Bicicleta, realizada em 2015 com o objetivo de traçar o perfil do ciclista brasileiro, 31% dos 5012 entrevistados afirmaram usar a bicicleta como meio de transporte todos os dias. A pesquisa foi feita em 10 cidades brasileiras de diferentes regiões: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Niterói, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Além disso, 37% dos entrevistados disseram que fazem esse uso diário há mais de cinco anos.

Bicicleta como meio de transporte em cidades pequenas

Se nas cidades grandes o número de usuários assíduos da bike ainda é razoavelmente pequena, em cidades pequenas (com até 100 mil habitantes), os ciclistas diários são maioria, muitas vezes, ganhando de longe da quantidade de carros.

Selecionamos 5 lugares que você nem imagina que são dominados pela cultura da bike! Quem sabe você não começa a programar suas próximas férias por aqui. Confira:

Cáceres (Mato Grosso)

Essa pequena cidade localizada a 214km da capital Cuiabá, e na fronteira com a Bolívia, é destino conhecido pelos pescadores de região. A Princesinha do Rio Paraguai, como é carinhosamente chamada pelos habitantes, atrai interessados pela pesca esportiva do Brasil inteiro, e até do exterior.

Com pouco mais de 91 mil moradores, a prefeitura de Cáceres estima que existam aproximadamente 130 mil bicicletas na cidade. Ou seja, mais bicicletas do que pessoas.

.

.


Tamandaré (Pernambuco)

Com quase 20 mil e 800 habitantes, Tamandaré é uma cidade litorânea de Pernambuco, localizada a 113 km de Recife. Conhecida por ter as praias mais desertas do litoral sul do estado, esse paraíso de areias brancas e piscinas naturais atrai muitos turistas que procuram paz e privacidade nas férias.

De acordo com a prefeitura da cidade, estima-se que 30% das viagens diárias de Tamandaré são realizadas por meio de bicicletas.

 

.

.


Pomerode (Santa Catarina)

Localizada no sul do país, Pomerode é famosa pela colonização europeia, principalmente alemã. A arquitetura germânica da cidade atrai turistas de todos os cantos, e a geografia plana e clima ameno o ano inteiro favorece o uso da bicicleta como meio de transporte pela população.

Com pouco mais de 33 mil habitantes, Pomerode conta com praticamente uma bicicleta a cada dois habitantes, somando um total de 17 mil bikes.

 

.

. 

 


Pedro Leopoldo (Minas Gerais)

A cidade natal do escritor espírita Chico Xavier fica a pouco mais de 40km da capital mineira Belo Horizonte, e conta com uma população de quase 64 mil habitantes. Uma das principais atrações de Pedro Leopoldo é a última casa em que Chico Xavier morou que foi transformada em um memorial. A construção da década de 40 recebe milhares de turistas todos os anos.

Além disso, a prefeitura estima que 20% das viagens diárias da cidade são feitas com a bicicleta, que somam mais de 20 mil.

.

.


Ilha Solteira (São Paulo)

Localizada no noroeste do estado, Ilha Solteira foi eleita como a 10ª melhor cidade paulista para se viver pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013. Uma cidade universitária e turística, com praias de água doce na beira da Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira, movida por bicicletas e com pouco mais de 26 mil habitantes.

São mais de 17 mil bikes espalhadas pela cidade, ou seja, uma bicicleta para cada dois moradores de Ilha Solteira.

E aí, se animou para viajar? Não esqueça de levar a bike!

2018-07-05T13:32:51+00:00
Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade Ok